Marcas registradas famosas são sinônimo de sucesso entre os clientes. Algumas são sinônimo dos produtos que vendem: você com certeza já preparou um Miojo para o jantar e depois lavou a panela com Bombril. E quando cortou o dedo, usou um Band-Aid para curar o corte.
De fato, muitas pessoas se referem a uma marca como se fossem um produto. De alguns, que nem sabemos o nome, só conhecemos a marca: é o caso do Isopor. O produto se chama poliestireno expandido, mas todo mundo chama a caixa que mantém bebidas e outros produtos gelados de isopor.
Todas as marcas citadas têm registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) garantindo ao proprietário o direito exclusivo do uso em território nacional.
A seguir, explicaremos esse assunto melhor. Acompanhe!
Saiba o que é registro de marca
Registro é uma certidão emitida pelo INPI que garante a propriedade sobre uma marca e o direito exclusivo do uso em um segmento de mercado.
Assim, terceiros não podem utilizar uma marca registrada em produtos semelhantes, confundindo o consumidor e causando prejuízos a empresa.
Conheça 3 marcas registradas famosas
Entre as marcas registradas famosas que atuam no Brasil, vale destacar:
Chiclets
A goma de mascar foi patenteada em 1869, pelo dentista William Semple que criou um um alimento que não podia ser engolido. Depois de mascado, precisava ser jogado fora. Assim nascia o chiclete.
Ora bolas! O chiclete chegou ao Brasil em 1944, quando a empresa abriu uma fábrica no Brasil. O produto rapidamente caiu no gosto popular – o Brasil se tornou o terceiro maior consumidor do produto no mundo.
Teflon
O Teflon, polímero politetrafluoretileno (PTFE) – nome não comercial da substância – é um plástico resistente e durável. Assim como acontece com outras marcas registradas famosas, o nome Teflon de propriedade da empresa DuPont virou sinônimo da substância.
O material foi descoberto por acaso quando o químico Roy Plunnkett, buscava criar um gás para refrigerantes. Sua característica antiaderente fez com que o material passasse a ser aplicado em panelas, colheres e em vários utensílios de cozinha.
Zíper
Sim, Zíper é uma marca da empresa YKK, O modelo atual foi usado pela primeira vez pelo Exército dos EUA para enviar cintos de dinheiro para os soldados da Primeira Guerra Mundial.
Com o fim da guerra, o produto passou a ser utilizado para fixar bolsas de tabaco. O design foi simplificado pela BF Goodrich Company em 1923, quando a empresa lançou a Zipper Boot em 1923, que recebeu esse nome por causa do barulho que fazia ao fechar.
Logo o zíper virou um artigo virou um item fashion e passou a aparecer em sapatos e botas. O zíper de plástico permitiu a utilização em roupas e em produtos esportivos.
Como uma marca se torna tão popular?
Marcas registradas famosas não se tornam populares de um dia para outro. Para se tornarem as preferidas dos consumidores, uma empresa precisa criar uma estratégia de posicionamento de marca.
Outro ponto importante para que uma marca se torne famosa é o pioneirismo. Não é à toa que Bombril, Velcro e Pyrex são confundidos com os próprios produtos, eles foram os primeiros a entrarem no mercado brasileiro.
Também é necessário focar na satisfação do consumidor. Afinal, clientes satisfeitos garantem o sucesso de uma marca pois se tornam fiéis aos produtos e serviços vendidos pela empresa.
Em 1934, a japonesa YKK começou a produzir zíperes plásticos e se tornou uma empresa global, presente em mais de 42 países. A YKK levou o setor de zíper a novos patamares, ao criar modelos coloridos e de diferentes estilos. Assim, o produto passou a ser utilizado em diferentes produtos de maneiras inusitadas e criativas.
A CMarcas trabalha com registro de marcas, patentes, direitos autorais, assessoria jurídica e registro na Anvisa. Entre em contato com os nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!