A marca distingue uma empresa das concorrentes e ajuda os clientes a identificarem mais rapidamente os produtos e serviços ofertados. Esse importante ativo precisa ser protegido para garantir a exclusividade do uso, evitando falsificações que coloquem em risco a reputação do negócio.
O processo envolve muitas etapas como a pesquisa de disponibilidade junto ao banco de dados do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), pagamento de taxas e até o acompanhamento do pedido nas publicações oficiais.
Para evitar erros no registro de marcas, é necessário ainda conhecer a legislação que trata do assunto ou contar com o suporte de uma empresa especializada, como a CMarcas.
A seguir, explicaremos melhor esse assunto. Acompanhe!
Erros no registro de marcas
Entre os erros comuns no registro de marcas, vale destacar:
Falta de pesquisa prévia
Antes de registrar a marca é necessário realizar uma pesquisa prévia para garantir que ela não seja igual à utilizada por outra empresa. Quem procura o INPI para registrar uma marca já utilizada tem o pedido reprovado, nesse caso, será necessário pensar em outro nome para a empresa, repensar toda estratégia de marketing e criar um novo símbolo para o negócio.
Outro problema é usar uma marca muito semelhante a uma já existente. Isso fará com que os clientes confundam a empresa com as concorrentes, prejudicando a aquisição e a fidelização.
Realizar o registro na categoria incorreta
Para garantir os direitos de propriedade da marca é necessário que o pedido seja realizado na categoria adequada. A proteção legal é restrita a uma determinada categoria, impedindo o uso em diferentes setores.
O erro representa um grande desperdício de recursos, uma vez que para corrigi-lo é necessário refazer todo o processo na categoria adequada. Além disso, os consumidores podem ficar confusos com a falta de coerência entre a categoria de registro da marca e os produtos e serviços ofertados.
Escolher um nome de difícil pronúncia
A marca deve ser de fácil escrita e simples de pronunciar. Nomes complicados são mais difíceis de memorizar, dificultando o seu reconhecimento no mercado.
Marcas de difícil pronúncia também criam barreiras linguísticas, tornando o processo de compra e venda mais difícil e reduzindo o alcance da marca.
Outro problema se relaciona aos mecanismos de busca (SEO). Marcas com símbolos complicados são mais difíceis de serem encontrados nos resultados de uma pesquisa. Isso significa que a empresa pode ter dificuldade em atrair tráfego para o site ou e-commerce.
Para superar esses problemas será necessário investir em uma campanha maciça de marketing para informar e educar o público-alvo sobre o nome da marca e o significado dos seus signos.
Não contar com uma empresa especializada no assunto
A CMarcas é especialista na proteção de marcas, patentes, softwares e desenhos industriais junto ao INPI. Nossos especialistas qualificados, garantirão que a marca seja registrada na categoria adequada, evitando problemas futuros.
A orientação evita problemas legais e garante a proteção eficaz da marca, evitando complicações.
Vale lembrar que é necessário ainda acompanhar e monitorar o registro da marca para evitar possíveis violações e assim preservar os direitos da empresa. Proteger a marca de forma ativa evita o perecimento dos direitos e evita o uso não autorizado.
Terceiros que usam a marca de forma indevida mancham a reputação da empresa, afetando a sua imagem no mercado de maneira duradoura. O monitoramento ativo evita que isso aconteça, protegendo direitos e a integridade da marca registrada.
A CMarcas também atua na correta aplicação das leis de propriedade intelectual e da regulamentação pertinente ao assunto. Para evitar erros de registro de marca é necessário conhecer as normas com impacto legal no sucesso da empreitada.
Nossos profissionais possuem vasto conhecimento em leis de propriedade intelectual e experiência em conduzir o processo de registro de marcas com rapidez e segurança.
Precisando registrar a marca da empresa? Para evitar erros no registro de marca entre em contato com a CMarcas agora mesmo!