Você tem uma marca, mas ainda não a registrou? Que tal contratar uma assessoria de marcas para registrá-la logo e evitar que outra empresa faça isso antes de você?
O procedimento resguarda os direitos do empreendedor, valoriza seu patrimônio e evita problemas relacionados ao uso indevido. A assessoria em marcas garante que o registro seja realizado corretamente, eliminando erros.
A seguir, explicaremos melhor o assunto. Acompanhe!
O que é assessoria em marcas?
A assessoria é uma empresa especializada no registro de marcas e patentes que ajuda o empreendedor a resguardar seus direitos e interesses ao adquirir a propriedade de um símbolo distintivo.
Quais são os benefícios do registro de marca para o negócio?
O registro contribui para a fidelização dos clientes, garantindo que a empresa seja a única a utilizar o signo vinculado ao produto vendido.
Valorização do patrimônio intangível da empresa
Protege a marca, importante ativo da empresa, atraindo o interesse de investidores. Isso porque com o registro somente o dono poderá usar o símbolo registrado e incluí-lo no capital social.
Melhora a imagem do negócio
A assessoria em marcas impacta positivamente para a credibilidade da empresa junto aos clientes e parceiros, pois mostra que a empresa se preocupa com sua imagem.
O processo também garante o uso exclusivo em território nacional, evitando que terceiros comercializem produtos e serviços sem autorização.
Aumento da receita
O registro amplia a receita do negócio, permitindo que o empreendedor celebre contratos de licenciamento exclusivos e não exclusivos como as franquias.
Além disso, ele terá direito a receber uma indenização pela utilização indevida da marca.
Como registrar a marca com segurança?
Para solicitar o registro de marca, é necessário seguir os seguintes passos:
- Faça o login: Entre no site do INPI e efetue o cadastro para criar login e senha.
- Pague a Guia de Recolhimento da União (GRU) relativa ao serviço: O custo varia de acordo com o serviço solicitado. Por exemplo, solicitação com especificação pré-aprovada sem desconto é de R$ 355,00. Já a prestação por meio eletrônico com especificação de livre preenchimento com desconto custa R$ 415,00.
- Peticione: Acesse o sistema do e-Marcas e preencha o formulário eletrônico com os dados da identificação, número da GRU paga, nome da marca e imagem.
- Acompanhe o serviço: o registro de marcas passa por diferentes etapas que vão da entrada da documentação e emissão do registro. É necessário acompanhar toda a movimentação no Sistema Busca Web e na Revista da Propriedade Industrial (RPI). Essa etapa dura cerca de 12 meses.
- Decisão: O INPI publica todos seus atos, despachos e decisões na RPI, todas as terças-feiras, em conformidade com a Lei nº 5.648, de 11 de dezembro de 1970.
- Pagar a nova Guia de Recolhimento da União: emita e pague a GRU relativa ao primeiro decênio da marca e a expedição do certificado de registro. O prazo é de 7 dias. O custo varia entre R$ 745,00 e R$ 1115,00.
- Emissão do certificado: acesse o Sistema Busca Web e faça o download do registro da marca. Essa etapa dura 60 dias corridos.
O certificado vale por 10 anos, renováveis sucessivamente. Todo o processo pode ser realizado online, na sede do INPI ou nas unidades regionais. É necessário ficar atento para não perder os prazos de pagamento das guias e do envio de documentos. Por isso, é importante contar com uma assessoria em marcas como a CMarcas.
A CMarcas tem vasta experiência no mercado e já registrou mais de 10.000 marcas como a MRV Engenharia, Kanechom, Antena 1 e Tupperware. Atuamos na proteção de marcas, patentes, desenhos industriais junto ao INPI e no registro de produtos na ANVISA.
Nosso time conta com profissionais qualificados para atender a todas as necessidades dos clientes, pessoas físicas ou jurídicas, garantindo que seus direitos e interesses.
Quer registrar sua marca com segurança? Então, não perca mais tempo! Entre em contato com o time da CMarcas agora mesmo!