Para atrair e fidelizar clientes, uma empresa precisa ter um bom logotipo e um slogan criativo, que seja facilmente lembrado. Quer alguns exemplos? Havaianas: todo mundo usa. Itaú: feito para você! Guaraná Antártica: original do Brasil.
Essas frases curtas e memoráveis não servem só para grandes marcas, pequenas e médias também podem (e devem!) utilizá-las em uma estratégia de marketing matadora.
Mas como criar um slogan que seja lembrado sempre que os consumidores precisarem de um determinado produto ou serviço? É o que você vai descobrir agora! Acompanhe!
O que é um slogan criativo?
Derivado do gaélico “sluagh-ghairm”, slogan significa “grito de guerra” e associa a marca a uma ideia, fazendo com que o consumidor se lembre dos produtos de uma empresa sempre que quiser efetivar uma compra.
O objetivo é fortalecer o seu posicionamento no mercado, diferenciando um produto dos demais. Podemos pensar no slogan criativo como a etiqueta que permite uma associação instantânea e se torna sinônimo de qualidade da empresa.
Para que serve o slogan criativo?
O slogan criativo faz com que os consumidores se lembrem dos produtos da empresa ao relacioná-los ao seu dia a dia. Além disso, ele otimiza o relacionamento com os consumidores, destacando as qualidades e os benefícios da marca.
Um slogan criativo também tem a função de destacar as qualidades dos itens ofertados, impactando positivamente na divulgação da marca. Ou seja, ele fortalece a personalidade da empresa, aumentando a percepção de qualidade.
Em campanhas políticas, o slogan criativo também é muito utilizado. Barack Obama utilizava a frase “Yes, we can” e Donald Trump apostou em “Keep America Great”.
Como criar um slogan criativo?
Para enfatizar o conceito da marca, o slogan deve ser simples e fácil de ser lembrado. Ao criá-lo, siga os seguintes passos:
Conheça o seu público
Quem compra seus produtos e serviços? É necessário ter uma persona em mente ao montar uma estratégia de comunicação e criar uma narrativa para essa pessoa.
Vale lembrar que marcas populares devem utilizar um vocabulário simples, sem estrangeirismos, tornando o slogan mais acessível.
Mostre os benefícios da empresa
Para destacar o que a marca tem de melhor, liste tudo o que a diferencia da concorrência, seja preço, design, originalidade, nome ou qualidade. O objetivo é fortalecer a marca e convencer o consumidor a fechar negócio.
Veja só: o slogan criativo da Coca-Cola “Viva o lado Coca-Cola da Vida” chamou a atenção ao se conectar com seu público em campanhas online e offline, ao inspirar uma atitude ativa e positiva em relação à vida. A campanha, é claro, foi um enorme sucesso.
Tenha um posicionamento
Mostre como utilizar os produtos e serviços vendidos e como eles atendem às necessidades dos consumidores. Eles precisam saber o que vão ganhar ao optar por determinada marca e como eles se encaixam na sua vida.
Um bom exemplo é o Sucrilhos da Kellogg ‘s, que com o slogan criativo “Desperte o Tigre em você” deixa clara que a função de dar energia e disposição para as crianças começarem bem o dia.
Combine diferentes palavras
Uma boa estratégia para criar um slogan de produtos digitais ou físicos é combinar palavras que expressem os objetivos da marca. O slogan de uma pasta de dente, por exemplo, tem adjetivos como refrescante e suave.
Ao escolher verbos, relacione-os com sua área de atuação e com as funcionalidades do produto. Na indústria alimentícia, os verbos mais utilizados são saboreie, prove, coma, beba e aprecie.
Por fim, escolha substantivos que descrevem elementos como brilho, maciez, cor e movimento. Aposte em palavras irreverentes, que chamem a atenção dos consumidores.
Lembre-se: um slogan criativo deve ser direto, honesto e marcante. O ideal é criar uma frase engraçada que inclua trocadilhos. Uma boa técnica é repetir o nome da empresa no slogan criativo, reforçando a marca na mente dos consumidores.
O slogan faz parte da identidade corporativa e é fundamental para o sucesso do negócio. A CMarcas é especialista no registro de marcas e slogans criativos. Também protegemos patentes, softwares, desenhos industriais e legalizamos a empresa perante à Anvisa.
O time da CMarcas protege seu negócio e está sempre pronto para atender as necessidades dos clientes, pessoas físicas ou jurídicas.
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