O registro de marca evita o uso indevido ou sem autorização, garantindo exclusividade e fortalecendo a imagem da empresa no mercado.

Como o registro de marca agrega valor ao seu negócio?

Antes de entender como registro de marca agrega valor ao negócio, é preciso descobrir quanto ela vale, certo?

Também conhecido como brand equity, o valor da marca é definido pela percepção dos consumidores sobre os produtos e serviços vendidos. É composto por diferentes elementos como lealdade, qualidade percebida e reconhecimento da marca.

Marcas com um brand equity forte são sempre lembradas pelos clientes, permitindo que a empresa se destaque no mercado, aumentando as vendas e consequentemente o lucro.

A seguir, explicaremos melhor o assunto. Acompanhe!

Quais são os pilares do brand equity?

Entre os componentes de um brand equity forte, podemos destacar:

Associação de marca

Associações positivas aumentam o valor do brand equity e conectam os consumidores à empresa. Esses sentimentos positivos são resultado dos benefícios recebidos nas interações com a empresa ou de boas estratégias de marketing.

De fato, associar a marca a bons momentos é essencial para impulsionar as vendas e aumentar o ticket médio de compra.

Um bom exemplo é a Havaianas, marca fortemente associada ao verão brasileiro. Sua estratégia de marketing divertida associada à qualidade e a durabilidade faz com que os consumidores prefiram comprar as sandálias das Havaianas, mesmo quando há opções mais baratas disponíveis.

Lealdade à marca

Consumidores leais são fundamentais para o sucesso da empresa, pois eles sempre voltam para comprar mais produtos e serviços, ignorando a concorrência.

Marcas como Apple e Amazon são conhecidas por terem clientes leais com forte senso de comunidade e grande conexão com a marca. A Starbucks também se destaca pela grande conexão criada com os clientes por meio de programas de recompensas e um ambiente tranquilo e acolhedor.

Qualidade percebida

Se refere aos benefícios atribuídos à empresa pelos consumidores. Produtos considerados de qualidade são associados a confiabilidade e a durabilidade e, por isso, são os mais buscados na hora da compra, impactando positivamente o brand equity.

Se destaca como uma estratégia competitiva já que a empresa pode vender seus produtos por valores mais altos, pois conta uma base de consumidores disposta a pagar por eles.

O OMO, por exemplo, se estabeleceu como marca preferida dos consumidores ao criar uma relação de confiança apoiada na qualidade superior dos produtos vendidos. É por isso que quando pensamos em limpeza, essa famosa marca de sabão em pó logo vem à mente.

Reconhecimento de marca

O registro de marca é fundamental para o reconhecimento, elemento que garante que os consumidores identifiquem facilmente a empresa, seja pela identidade visual ou pela estratégia de marketing adotada.

Ter uma marca reconhecida aumenta a confiança dos clientes nos produtos vendidos, facilitando ações relacionadas à expansão e ao lançamento de novos itens.

Um bom exemplo é a Heineken, uma das cervejas mais consumidas pelos brasileiros. A estratégia de marketing da empresa associa a bebida premium a um valor acessível, fazendo os consumidores a escolherem repetidamente para celebrar bons momentos.

O seu brand equity é reforçado pelo associação da marca a festivais de música e a celebrações em ambientes jovens e descontraídos. Isso garante que a marca esteja sempre presente na mente dos consumidores.

Como o registro de marca agrega valor ao negócio?

Marcas que lideram o mercado tendem a ter ações mais valiosas e atrair o interesse dos investidores. O registro de marca agrega valor ao negócio, garantindo a exclusividade do uso e evitando que terceiros inundem o mercado com falsificações.

Em caso de descumprimento que importe em prejuízo, a empresa poderá acionar a justiça e solicitar uma indenização e a suspensão imediata do uso.

Quais são as marcas mais valiosas do mercado?

Segundo uma publicação da revista Exame, as marcas mais valiosas do mercado são as seguintes:

  1. Apple: US$ 1,01 trilhão;
  1. Google: US$ 753,4 bilhões;
  1. Microsoft: US$ 712,8 bilhões;
  1. Amazon: US$ 576,6 bilhões;
  1. McDonald ‘s: US$ 221,9 bilhões.

Quer saber mais sobre a importância do registro de marca para a empresa? Então, continue lendo o blog da CMarcas!