A primeira impressão é a que fica. Proteger elementos visuais da empresa ajuda a marca a se destacar no mercado e a se conectar com seu público alvo. Também garante exclusividade e segurança, evitando que outras empresas copiem os produtos e serviços ofertados.
A seguir, explicaremos como proteger os elementos visuais da empresa. Vamos lá? Acompanhe!
O que são elementos visuais?
Diferentes elementos visuais compõem a identidade visual de uma empresa apresentando seus valores e crenças para a sociedade.
Signos como logomarca, tipografia, paleta de cores e os elementos utilizados nas redes sociais são de fácil identificação por pessoas de todas as idades que moram em diferentes regiões do planeta. Algumas empresas trabalham sua identidade visual tão bem que são reconhecidas apenas por suas cores.
Quais elementos visuais da empresa podem ser protegidos?
Os símbolos distintivos de uma empresa são facilmente lembrados. Pense em um refrigerante gelado, você possivelmente se lembrou da Coca-Cola, não é?
Existem diferentes tipos de marca:
Marca nominativa
A marca nominativa apresenta apenas o nome, sem a presença de outro símbolo gráfico. É uma opção indicada para empresas que desejam que os clientes conheçam melhor seu nome.
Não é possível registrar nomes descritivos ou genéricos, mesmo que possuam uma relação com o produto ou serviço ofertado pela empresa. Uma das vantagens da marca nominativa é a facilidade de comprovação do uso e a facilidade da utilização em diferentes itens. Como exemplo podemos citar Apple, Google e Coca-Cola.
Marca figurativa
Outra forma de proteger os elementos visuais da empresa é por meio do registro da marca figurativa. Esses elementos podem conter desenhos, imagens, figuras, letras, ideogramas, símbolos ou letras de diferentes alfabetos.
Entre as vantagens da marca figurativa está a possibilidade de criar um símbolo facilmente identificado pelos consumidores. Alguns exemplos de marcas figurativas são Nike, Itaú, Nubank, Mercedes-Benz e Fiat.
Marca mista
A marca mista combina elementos visuais e não visuais, ou seja, une elementos nominativos e figurativos. Empresas que utilizam marcas mistas buscam unir um símbolo único com um nome facilmente reconhecível. Outra vantagem é a possibilidade de criar elementos visuais originais que podem ser identificados rapidamente pelos consumidores em todos os itens vendidos pela empresa.
Como exemplos podemos destacar Pepsi, Starbucks e Adidas, que combinam o nome com três listras icônicas.
Marca tridimensional
É o que se refere à forma ou embalagem tridimensional de um produto que assim pode ser identificado rapidamente pelos consumidores.
O registro só é possível quando os elementos não estão associados a dados técnicos e tem o objetivo de proteger o formato único de um produto e garantir o fácil reconhecimento dos consumidores.
É o caso da embalagem do Toblerone, do Hershey ‘s Kisses e da icônica garrafa de Coca-Cola.
Marca de posição
A marca de posição foi regulamentada em 2021 por meio da portaria 37/2021. Identifica os produtos de acordo com a localização. Para isso, um sinal específico composto de cores, palavras, letras e figuras são inseridos na embalagem ou no próprio produto.
É uma forma eficaz de diferenciar um produtos dos concorrentes e muitas vezes é copiado pelos concorrentes do setor. Alguns símbolos de posição são o solado vermelho dos sapatos Louboutin, as listras dos produtos da Adidas e a costura no bolso traseiro da calça Levi´s.
Como proteger os elementos visuais da empresa?
O registro obedece às seguintes etapas:
- Verificação de unicidade: no site do INPI, busque elementos semelhantes ao da marca que a empresa quer registrar.
- Separe os documentos: prepare uma representação visual clara do logo assim como os detalhes que identificam os produtos da empresa.
- Pedido: faça o pedido da plataforma online do INPI após o pagamento da taxa obrigatória.
O registro protege a empresa blindando os elementos visuais contra cópias e confirmando a unicidade dos itens vendidos no mercado.
Para proteger elementos visuais da empresa é necessário saber que modelo se adapta melhor às necessidades de negócio, garantindo que os produtos vendidos sejam facilmente identificados pelos consumidores.
Quer descobrir como proteger os elementos visuais da empresa? Não perca mais tempo! Entre em contato com os especialistas da CMarcas agora mesmo!