Marcas consolidadas são facilmente reconhecidas. Saiba como destacar a sua no mercado e turbinar as vendas com um registro de marca.

Como diferenciar sua empresa com um registro de marca

Mc Donald’s, Nike, Net e Claro são apenas alguns exemplos de marcas fortes que atingem o público alvo por meio de diferentes canais de comunicação e se diferenciam dos similares pelo design, funcionalidade ou eficiência.

De fato, marcas consolidadas são facilmente reconhecidas e se tornam sinônimo da qualidade que diferencia os seus produtos dos demais. Mas para atingir esse estágio, todas essas empresas tiveram que fazer o registro de marca.

A seguir, explicaremos melhor qual a importância de diferenciar a empresa no mercado por meio do registro de marca. Acompanhe!

Mas o que é marca, afinal?

Marca é o símbolo que diferencia produtos ou serviços dos similares produzidos no país. Assim, os consumidores podem escolher entre a Pepsi e a Coca-Cola, por exemplo.

Esse signo, portanto, dá destaque ao negócio, o que é fundamental tanto para grandes como para pequenas empresas, que atuam localmente.

Quais são os tipos de marca?

A marca pode ser classificada de quatro formas:

  • Marca normativa: é composta unicamente por letras, números, e palavras, ou seja, não há figuras, símbolos e nem desenhos. Assim, quando você olha para a marca vê apenas o nome como acontece com a Cássio e a Coca-Cola.
  • Marca figurativa: protege o símbolo que representa o produto ou serviço oferecido pela empresa. Como exemplo, podemos citar a Puma.
  • Marca mista: é composta por um nome e um símbolo. Ajuda o negócio a se distinguir mais facilmente dos concorrentes. Exemplos de marca mista são a Adidas e o Mc Donald’s.
  • Marca tridimensional: é constituída pela forma tridimensional que distingue um produto dos demais. Para ser rastreável deve estar dissociada do efeito técnico. Bons exemplos são os chocolates Toblerone e o Batom, da Garoto.

Como o registro da marca diferencia a empresa no mercado?

O registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) garante a segurança do negócio e evita problemas como cópias e a concorrência desleal. Também garante exclusividade e reconhecida pelos clientes por suas qualidades e benefícios únicos.

Com a marca registrada, o empreendedor ganha autoridade e o reconhecimento do consumir, que valoriza empresas que levam a identidade a sério.

Quais as vantagens do registro de marca?

Entre as vantagens do registro de marca, vale destacar:

Proteção legal e aumento da credibilidade

O registro de marca garante o uso exclusivo em território nacional, evitando que terceiros utilizem os símbolos sem autorização.

Ou seja, o procedimento coíbe a utilização da marca por terceiros que ao utilizá-la indevidamente podem ser processados por danos morais e materiais.

Franquear a marca

O registro permite que o empreendedor crie franquias, sistema no qual é possível ceder o direito de uso da marca e associado a venda dos produtos e serviços desenvolvidos pela empresa.

Licenciar o uso da marca

O registro também permite aumentar o alcance da empresa com o licenciamento do uso, que ocorre quando o empreendedor aluga os direitos de uso da propriedade intelectual o que abrange nome, imagem, logotipo ou personagem.

 

Por outro lado, ao não efetuar o registro de marca a empresa se arrisca a ter que remodelar todo o branding. Com isso, será preciso investir em marketing e mudar o modelo já estruturado, causando um enorme prejuízo ao negócio.

Além dos prejuízos imediatos, todo o trabalho realizado para destacar o produto no mercado e associá-lo a qualidade e eficiência dos serviços prestados será perdido.

Mas, quando devo registrar minha marca?

É importante registrar a marca antes mesmo de começar a divulgar os produtos que serão comercializados. Assim, eles estarão protegidos antes mesmo do lançamento.

No entanto, por falta de orientação adequada, muitos empreendedores optam por inserir novos produtos no mercado antes de efetivar o registro de marca. Nesse caso, a empresa arrisca ter sua marca registrada por terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Como fazer o registro da marca?

A CMarcas conta com uma equipe de especialistas que atua na proteção de marcas, patentes, softwares e no registro de produtos perante à Anvisa.

Realizamos uma minuciosa pesquisa para atender as necessidades da empresa e verificar a viabilidade do registro para combater à concorrência desleal e o desvio da clientela.

Precisando registrar a marca da sua empresa? Então, não perca mais tempo: entre em contato com a CMarcas agora mesmo!