Você sabia que a marca registrada é a identidade da empresa? Por quê? Ela permite que o público identifique os produtos e serviços vendidos, os diferenciando dos similares.
Quando bem gerenciada, a marca ajuda a captar investimentos, promovendo lucros diretos e indiretos. Também aumenta a credibilidade da empresa e inibe cópias e falsificações.
Quer entender melhor a importância da marca registrada? Então, continue a leitura do post!
O que é marca registrada?
Uma marca registrada é certificada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) de acordo com os ditames da Lei 9.279/96, Lei da Propriedade Industrial.
As marcas podem ser compostas por uma ou mais palavras, letras, números, siglas ou abreviações. Também podem exibir desenhos ou uma combinação de nomes e desenhos. Apple, Microsoft, Google, Amazon, Garoto, Forno de Minas, Itambé e TikTok são alguns exemplos de marcas famosas.
Qual o símbolo da marca registrada?
O símbolo da marca registrada é um pequeno R envolto por um círculo ® e mostra que o INPI já aprovou o registro.
5 motivos para ter uma marca registrada?
Entre os benefícios da marca registrada, vale destacar:
1. Aumento da receita
Muitas marcas são vendidas para aumentar a receita da empresa que assim pode crescer ao diversificar o portfólio de produtos.
Como exemplo podemos citar a compra da XP Investimentos pelo Itaú Unibanco por 6,3 milhões em 2017 e da Avon Products pelo Grupo Natura, concluído em 2020 que também movimentou milhares de dólares. Ambos só foram possíveis porque as marcas eram registradas e possuíam um dono.
2. Exclusividade do uso
A marca registrada assegura ao proprietário o direito de utilizá-la com exclusividade em território nacional.
Vale observar que quem deseja exportar, deve efetuar o registro no país que importará o produto ou serviço já que a propriedade intelectual observa o princípio da territorialidade que diz que a marca só é válida no local do registro.
3. Indenização por uso indevido
Muitas empresas entram no mercado copiando os concorrentes. Para isso, imitam a embalagem, mudam algumas letras da logomarca ou colocam um nome muito semelhante ao original.
Como dissemos, a marca registrada protege a identidade do negócio, assegurando o uso exclusivo. Assim, prejuízos causados por cópias e falsificações devem ser reparados por meio de uma indenização.
4. Possibilidade de criar licenciamentos e franquias
Licenciamento e franquia também são formas de melhorar o resultado financeiro da empresa. No primeiro, o licenciado tem certa autonomia para montar sua loja e as operações diárias. Já na franquia, o franqueador controla e padroniza os produtos vendidos, o leiaute e a operação do ponto de venda.
Vale destacar que tanto o licenciamento como a franquia só são possíveis quando a empresa tem uma marca registrada.
5. Valorização do patrimônio da empresa
A marca registrada valoriza o patrimônio da empresa, facilitando parcerias e financiamentos. Também aumenta a credibilidade e a confiança dos clientes, que preferem comprar de empresas transparentes e que vendem produtos de qualidade.
O que pode acontecer se não registrar sua marca?
A marca registrada não pode ser utilizada por outra empresa sem autorização. Imagine que você abriu um negócio, mas não registrou a marca. Nesse caso, uma pessoa de má-fé pode registrá-la antes de você e assim se tornar a legítima proprietária.
Isso, é claro, implica em grande prejuízo para a empresa, que terá que criar uma nova marca e refazer toda comunicação visual, processo que implica na perda de clientes e na queda da receita.
Conheça a CMarcas
Quer registrar a sua marca? A CMarcas é uma empresa especializada em propriedade intelectual, com foco em registro de marcas, patentes, softwares e desenhos industriais. Também regularizamos produtos alimentícios e cosméticos junto à Anvisa. Oferecemos suporte jurídico e consultoria completa em todo o processo de registro, da pesquisa até a emissão do certificado.
Nossa equipe de especialistas tem vasta experiência no setor com mais de 10.000 marcas registradas para mais de 2.000 clientes, pessoas físicas e jurídicas.
Quer continuar bem informado sobre a importância de uma marca registrada? Então, continue lendo o nosso blog!