Proteção contra cópias e exclusividade do uso em território nacional. Conheça melhor os motivos para registrar sua marca

5 motivos para ter uma marca registrada

Você sabia que a marca registrada é a identidade da empresa? Por quê? Ela permite que o público identifique os produtos e serviços vendidos, os diferenciando dos similares.

Quando bem gerenciada, a marca ajuda a captar investimentos, promovendo lucros diretos e indiretos. Também aumenta a credibilidade da empresa e inibe cópias e falsificações.

Quer entender melhor a importância da marca registrada? Então, continue a leitura do post!

O que é marca registrada?

Uma marca registrada é certificada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) de acordo com os ditames da Lei 9.279/96, Lei da Propriedade Industrial.

As marcas podem ser compostas por uma ou mais palavras, letras, números, siglas ou abreviações. Também podem exibir desenhos ou uma combinação de nomes e desenhos. Apple, Microsoft, Google, Amazon, Garoto, Forno de Minas, Itambé e TikTok são alguns exemplos de marcas famosas.

Qual o símbolo da marca registrada?

O símbolo da marca registrada é um pequeno R envolto por um círculo ® e mostra que o INPI já aprovou o registro.

5 motivos para ter uma marca registrada?

Entre os benefícios da marca registrada, vale destacar:

1. Aumento da receita

Muitas marcas são vendidas para aumentar a receita da empresa que assim pode crescer ao diversificar o portfólio de produtos.

Como exemplo podemos citar a compra da XP Investimentos pelo Itaú Unibanco por 6,3 milhões em 2017 e da Avon Products pelo Grupo Natura, concluído em 2020 que também movimentou milhares de dólares. Ambos só foram possíveis porque as marcas eram registradas e possuíam um dono.

2. Exclusividade do uso

A marca registrada assegura ao proprietário o direito de utilizá-la com exclusividade em território nacional.

Vale observar que quem deseja exportar, deve efetuar o registro no país que importará o produto ou serviço já que a propriedade intelectual observa o princípio da territorialidade que diz que a marca só é válida no local do registro.

3. Indenização por uso indevido

Muitas empresas entram no mercado copiando os concorrentes. Para isso, imitam a embalagem, mudam algumas letras da logomarca ou colocam um nome muito semelhante ao original.

Como dissemos, a marca registrada protege a identidade do negócio, assegurando o uso exclusivo. Assim, prejuízos causados por cópias e falsificações devem ser reparados por meio de uma indenização.

4. Possibilidade de criar licenciamentos e franquias

Licenciamento e franquia também são formas de melhorar o resultado financeiro da empresa. No primeiro, o licenciado tem certa autonomia para montar sua loja e as operações diárias. Já na franquia, o franqueador controla e padroniza os produtos vendidos, o leiaute e a operação do ponto de venda.

Vale destacar que tanto o licenciamento como a franquia só são possíveis quando a empresa tem uma marca registrada.

5. Valorização do patrimônio da empresa

A marca registrada valoriza o patrimônio da empresa, facilitando parcerias e financiamentos. Também aumenta a credibilidade e a confiança dos clientes, que preferem comprar de empresas transparentes e que vendem produtos de qualidade.

O que pode acontecer se não registrar sua marca?

A marca registrada não pode ser utilizada por outra empresa sem autorização. Imagine que você abriu um negócio, mas não registrou a marca. Nesse caso, uma pessoa de má-fé pode registrá-la antes de você e assim se tornar a legítima proprietária.

Isso, é claro, implica em grande prejuízo para a empresa, que terá que criar uma nova marca e refazer toda comunicação visual, processo que implica na perda de clientes e na queda da receita.

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Nossa equipe de especialistas tem vasta experiência no setor com mais de 10.000 marcas registradas para mais de 2.000 clientes, pessoas físicas e jurídicas.

Quer continuar bem informado sobre a importância de uma marca registrada? Então, continue lendo o nosso blog!