Investir na proteção da marca é fundamental para a construção de um negócio de sucesso. Isso porque uma marca sólida é facilmente reconhecida, tanto nos pontos de venda físicos como nos virtuais.
Além disso, os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de marcas nas quais confiam, a cujos produtos atribuem qualidade. Também permite que a empresa ajuste seus preços sempre que necessário, uma vez que os clientes veem valor real em uma marca registrada.
A seguir, explicaremos melhor o assunto. Acompanhe!
O que é proteção de marca e por que ela é essencial?
A proteção de marca confere o uso exclusivo de identidades visuais, símbolos e nomes utilizados para divulgar os produtos e serviços da empresa.
No Brasil, a proteção é obtida com a emissão do registro pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Quais os benefícios da proteção de marca para o empreendedor?
O registro protege a empresa contra o uso não autorizado. Isso significa que outras empresas não podem utilizar marcas similares para divulgar os itens vendidos, aproveitando-se da boa reputação conquistada pelo seu negócio.
Assim, em caso de descumprimento, a sua empresa poderá tomar medidas legais contra os infratores, reivindicando danos pelo prejuízo sofrido.
Construção de marca
A proteção de marca é fundamental para construir a identidade da empresa, evidenciando seus valores, qualidades e propósitos. O objetivo é criar uma conexão emocional e assim construir uma relação de lealdade da empresa com seu público alvo.
Expansão territorial
O registro é fundamental para a empresa conquistar novos mercados e não se arrisque a perder sua identidade para competidores locais.
Valoriza o negócio
A proteção de marca aumenta o seu valor no mercado, pois garante segurança jurídica, reduz riscos de disputas e aumenta o reconhecimento da empresa. Entre as marcas brasileiras mais famosas podemos destacar a Itaú, Nubank, Vivo, Vale e Petrobrás.
Ajuda a empresa a firmar parcerias
Ter uma marca forte e reconhecida pelos clientes é fundamental para firmar parcerias para o lançamento de produtos que ajudem a empresa a conquistar novos mercados. Exemplos recentes incluem a colaboração entre a Fini e Carmed e entre a Adidas e Farm que uniu a estética tropical à esportiva.
Evita confusão na hora da comprar
A proteção de marca evita que o consumidor confunda os produtos e serviços vendidos com os da concorrência, já que só a sua empresa poderá utilizar os símbolos e nomes registrados nos pontos de venda.
Também garante que os consumidores não comprem produtos e serviços falsificados ou de baixa qualidade.
Como funciona o processo de proteção de marca?
Para fazer o requerimento de proteção de marca no INPI, siga os seguintes passos:
- Entre no site do INPI e faça o login, digitando nome de usuário e senha.
- Identifique a área na qual a empresa irá atuar como hotelaria, varejo, saúde,
Fitness entre outros setores.
- Escolha o tipo de marca: normativo, figurativo, mista ou tridimensional.
- Defina a categoria da marca, relacionando a produtos, serviços, certificações ou coletividades.
- Envie o pedido ao INPI: preencha os formulários e anexe a documentação que comprova a atividade relacionada a marca.
- Pague as taxas: emita a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pague as taxas aplicáveis à solicitação de proteção de marca.
- Monitore o progresso: verifique o status do pedido de proteção de marca na Revista Eletrônica da Propriedade Industrial (RPI) onde as atualizações são divulgadas semanalmente.
- Atenda ao exame do INPI: envie os documentos solicitados e comprove a atividade da empresa.
- Fique atento ao prazo: responda às contestações de terceiros no prazo estabelecido.
- Aguarde a decisão definitiva: Após a análise das contestações, o INPI emitirá o registro de marca.
- Pagamento: efetue o pagamento da taxa de proteção e emita o certificado de proteção de marca.
Como você viu, a proteção de marca é um investimento estratégico, essencial para o crescimento sustentável da empresa e para a destacar no mercado.
Precisa de ajuda para registrar a marca da empresa? A CMarcas e Patentes atua na proteção de marca, patentes e desenhos industriais junto ao INPI.
Quer saber mais? Então, entre em contato com os nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto agora mesmo!


