Você sabe qual é a importância do registro de marca? A marca é um dos patrimônios mais importantes de uma empresa, pois ajuda diferenciar um produto ou serviço dos similares. Além disso, gera lucros constantes por meio da exploração direta ou indireta.
Também certifica a conformidade dos itens da empresa com a legislação e normas que tratam do assunto.
Quer entender melhor esse assunto? A seguir, explicaremos melhor a importância do registro de marca para os empreendedores. Continue a leitura!
O que é o registro de marca?
O registro é um título concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) que assegura ao titular o direito exclusivo de utilizar a marca. O objetivo é impedir cópias e a utilização indevida.
Muitos casos vão parar na justiça devido a problemas com a marca. Como exemplo, pode citar a cachaça mineira João Andante que foi processada pela mundialmente famosa Johnnie Walker. Ao final do processo, a empresa de Minas Gerais teve que alterar seu nome do seu produto para “O Andante”.
Outro caso famoso é o da banda Legião Urbana, cujos integrantes tiveram que recorrer à justiça para recuperar o nome que já havia sido registrado por outra pessoa. O INPI, no entanto, concedeu aos músicos de Brasília o direito de utilizar a marca.
A essa altura você pode estar se perguntando: marca é o mesmo que patente? Marca é um símbolo que exibe símbolos, logotipos, frases, imagens e nomes. Como dissemos, ajuda os clientes a identificarem os produtos e serviços vendidos.
Já a patente identifica o responsável pela criação de um processo, produto ou tecnologia. Ou seja, o objetivo é proteger ideias ou invenções.
Qual a importância do registro de marca para o empreendedor?
O registro de marca protege a empresa legalmente contra falsificações e a concorrência desleal. Também contribui para que o empreendedor ganhe espaço no mercado se posicionando frente à concorrência. Outros benefícios são os seguintes:
Possibilita o licenciamento
Para expandir o negócio por meio de licenciamentos e franquias é necessário ter o registro de marca. O processo garante, portanto, a possibilidade de ceder o uso de patentes, produtos e serviços em diferentes cidades e até em outros países.
E se o empreendedor quiser vender a marca? O registro também permite a venda da marca a terceiros. De fato, isso é muito comum: algumas empresas preferem vender suas criações para se dedicar a uma outra atividade.
Garante exclusividade do uso
O procedimento dá ao empreendedor o direito exclusivo do uso da marca em todo o território nacional e nos países membros da Convenção da União de Paris de 1883 (CUP) em seu ramo de atuação.
Além disso, ao registrar um produto inovador, a empresa terá assegurado os direitos financeiros gerados pela invenção.
É uma boa estratégia de marketing
Ao registrar a marca o empreendedor mostra ao público que acredita nos produtos e serviços vendidos e não quer que terceiros se aproveitem da sua boa reputação. O procedimento, portanto, aumenta a confiança do consumidor na marca.
Apesar dos custos envolvidos, o procedimento deve ser visto como um investimento pois tem impacto positivo no fluxo de caixa da empresa, pois gera bons negócios.
Garante boas parcerias comerciais
Empresas de muitos países, particularmente as asiáticas, preferem firmar parcerias com quem conta com registro de marca. Por quê? Para investir dinheiro, recursos e tempo em uma empresa, é preciso garantir que o negócio seja um sucesso.
Também é necessário para evitar roubos e falsificações que contribuem diretamente para a queda da lucratividade e arranham a imagem da empresa.
Atrai o interesse dos investidores
Os investidores tendem a privilegiar empresas que protegem suas criações intelectuais. Isso se deve ao fato do valor desse ativo aumentar indefinidamente ao contrário do que acontece com bens tangíveis como imóveis e veículos.
Além disso, o registro reduz os riscos operacionais evitando que o mercado seja inundado por centenas de produtos similares.
Conte com a Cmarcas
A CMarcas oferece a empreendedores do Brasil e do exterior assessoria técnica completa no processo de registro de marca. Realizamos pedidos de registro, busca de anterioridade e monitoramento de processos. Também elaboramos recursos e impugnações na esfera administrativa.
Quer cuidar do patrimônio da sua empresa? Então, entre em contato com a CMarcas e proteja a sua marca agora mesmo!