Proteger a marca, esse importante ativo da empresa, é uma das principais preocupações dos empreendedores. O que muita gente não sabe é que também dá para efetuar o registro de marcas coletivas e assim proteger os interesses não de uma, mas de um grupo de empresas.
A seguir, explicaremos melhor o assunto. Acompanhe!
O que é marca coletiva e como funciona?
A marca coletiva diferentes empreendedores e empresas, garantindo o uso da marca por todos os que possuem o registro. Assim, todos os proprietários podem usufruir dos benefícios do registro sem a necessidade de solicitar ao INPI uma autorização específica.
Mas qual a diferença entre a autorização específica e a coletiva? A marca coletiva conta com um regulamento que estabelece as condições de uso. Ou seja, todos os sócios devem respeitar o que foi acordado sempre que utilizarem a identidade visual registrada. Em geral, os direitos são extensivos a todos os membros de forma igualitária.
Por outro lado, o registro individual dispensa regulamentos e segue as normas estabelecidas pelo detentor do registro. O registro de marcas coletivas assim como o individual vale por 10 anos, contados a partir do deferimento. A análise leva cerca de 6 meses.
Quem pode registrar uma marca coletiva?
O registro de marca coletiva pode ser solicitado por cooperativas, sindicatos, associações, federações e confederações para identificar seus produtos e serviços. Também é comum que empreendedores que atuam no mesmo segmento ou que atuam em uma determinada região resolvam impulsionar as vendas por meio do registro de marcas coletivas. Isso pode acontecer em diferentes setores como serviços, agropecuária e prestação de serviços.
Quais são as vantagens do registro de marcas coletivas
Imagine uma região famosa pelo vinho que produz. Nesse caso, os produtores podem se unir para diferenciar seus produtos dos demais e garantir que eles não sejam confundidos com envasados em outros locais.
O registro de marcas coletivas potencializa a fama da região, atrai a atenção dos consumidores e potencializa a fama de uma região. Outras vantagens são as seguintes:
Redução de custos
O registro de marcas coletivas permite reduzir custos com marketing e publicidade. Ao invés de contratar sozinho um profissional e arcar com todos os custos associados ao crescimento da marca, o gestor poderá ratear o valor com os demais proprietários do registro.
Além disso, o valor investido poderá ser maior, garantindo resultados mais rápidos e por vezes mais duradouros.
Crescimento do negócio
Como dissemos acima, o negócio tende a crescer rapidamente e a se valorizar com o registro de marcas coletivas. Além disso, os custos associados à exportação dos produtos é reduzido, aumentando a lucratividade.
Segurança jurídica
O registro de marcas coletivas garante a exclusividade do uso, impedindo que terceiros o usem sem autorização em todo o território nacional. O procedimento também valoriza os produtos e evita prejuízos financeiros na esfera comercial e institucional.
Como fazer o registro de marcas coletivas?
O registro é um procedimento que demanda atenção e o conhecimento da legislação que trata do assunto. De fato, é muito comum que empresas com pouca familiaridade no assunto acabem tendo o pedido indeferido, o que pode ser muito frustrante.
Para evitar esse problema, é necessário contar com uma empresa especialista no assunto, como a CMarcas.
A CMarcas conta com vários especialistas em registro de marcas coletivas que assim cuidarão de todas as etapas do processo, garantindo que toda a documentação esteja de acordo com o exigido. A equipe da CMarcas também monitora a marca, garantindo que todos os prazos sejam cumpridos.
A CMarcas protege suas marcas e patentes junto ao INPI, registra produtos na Anvisa e pesquisa se a marca está disponível. Quando o assunto é a proteção da sua marca, CMARCAS é a solução.
Quer continuar bem informado sobre o registro de marcas coletivas e outros assuntos importantes para quem está empreendendo? Então, continue lendo o blog da CMarcas!