O slogan fixa a marca na mente dos consumidores, aumentando as vendas dos produtos e serviços. Entenda como funciona o registro de slogan!

Por que é importante realizar o registro de slogan?

O registro de slogan deve fazer parte da estratégia de marketing da empresa, já que ele contribui ativamente para o aumento das vendas. Essa frase criativa e curta sintetiza o conceito e a história da marca.

Muitos slogans se fixam tanto na mente dos consumidores que passaram a ser utilizados no dia a dia. É o caso da frase: Não é assim uma Brastemp.

Por ser tão importante para a empresa, o registro de slogan deve ser protegido. Mas como fazer isso? É o que você vai descobrir agora! Acompanhe!

O que é um slogan?

A palavra slogan vem do gaélico “Sluagh-ghairm” que significa “grito de guerra”. Tem o objetivo de criar uma conexão entre o consumidor e a marca, fazendo com que ela seja facilmente lembrada.

Geralmente, é uma frase curta e objetiva que permite a rápida identificação do consumidor com os produtos vendidos, fortalecendo o posicionamento da marca no mercado. Assim como uma música, o slogan é associado imediatamente à marca a destacando dos concorrentes.

Para que serve o slogan?

O registro de slogan ajuda os consumidores a se lembrarem dos produtos ou serviços vendidos. Para isso, deve se relacionar com o dia a dia das pessoas e destacar os valores da marca. É o caso da frase Danoninho, vale por um bifinho, que vai de encontro a preocupação das mamães com a alimentação infantil.

Além disso, o slogan impacta positivamente na divulgação e ajuda a captar e fidelizar clientes. Ele também é muito utilizado em campanhas políticas. Barack Obama, por exemplo, utilizava a frase “Yes, We Can”. Já Donald Trump apostou no slogan “Let ‘s Make America Great Again” já utilizado na sua campanha presidencial de 2016.

Quais são os elementos de um slogan?

Antes de saber mais sobre o registro de slogan, é necessário saber quais são os seus elementos, certo? O slogan deve causar impacto, ser forte e memorável. Ou seja, precisa ser do tipo “chiclete”.

Para facilitar a memorização, ele precisa ser curto, afinal, é bem mais difícil decorar frases longas, não é? As palavras escolhidas devem ser simples e de fácil entendimento, já que o objetivo é fixar a marca na mente dos consumidores.

Outro atributo é o convite ao consumo. Por isso, o slogan deve incluir os objetivos da marca e os problemas que ele auxiliará os consumidores a solucionar. Deu duro, tome Dreher, ilustra bem essa qualidade.

Quais slogans fizeram história na publicidade brasileira?

Slogans de sucesso são sempre lembrados pelos consumidores. Quer alguns exemplos? Você, com certeza, já ouviu alguém repetir a frase “Não esqueça a minha Caloi”, certo? Esse slogan da campanha de bicicleta fez um tremendo sucesso.

E quando um funcionário assume várias funções na empresa? Com certeza muita gente dirá que ele é como a Bombril, tem 1001 utilidades. Já quem sofre com dores de cabeça acredita que ao “Tomar um Doril, que a Dor Sumiu”. O famoso slogan foi criado pelo publicitário Agnelo Pacheco, que faleceu em 2017.

Lembre de mais alguns slogans famosos:

  • “A verdadeira Maionese” (Hellmann’s);
  • “Quem pede um, pede bis” (BIS);
  • “Uma boa ideia” (Caninha 51);
  • “Se é Bayer é bom” (Bayer);
  • Abuse use, C&A.

Com o avanço da internet, muitas frases viraram memes, fazendo com que a marca alcançasse inúmeras pessoas em um curto espaço de tempo. Um exemplo, é o slogan do McDonald ‘s “Amo muito tudo isso” que viralizou em diferentes plataformas e aumentou o engajamento da marca.

É possível para efetuar o registro de slogan?

O registro de slogan é realizado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e é considerado parte de uma propaganda. No entanto, é necessário ser específico para não confundir o consumidor. Isso quer dizer que marcas diferentes não podem utilizar o mesmo slogan.

Também é necessário registrar a frase como Direito Autoral para impedir o uso sem autorização. Olha só: frases como “O melhor refringente do Brasil” e “Aqui é tudo barato todo dia” não são registráveis, pois são meramente promocionais.

A CMarcas tem vasta experiência no assunto e já registrou mais de 7000 marcas. Quer ajuda para o registro de slogan da sua campanha de marketing? Então, não perca mais tempo! Entre em contato com o nosso time de especialistas agora mesmo!