Descubra os diferentes tipos de marca e aprenda a identificar e escolher a melhor opção para registrar o seu negócio!

Tipos de marca: conheça todos e saiba escolher e registrar

Você sabia que existem diferentes tipos de marca? Olha só: o empreendedor pode optar pela normativa, mista, tridimensional ou pela figurativa, a escolha dependerá da estratégia de cada negócio.

O registro adequado protege o nome e os símbolos da empresa, o que é fundamental para uma estratégia de marketing bem sucedida.

Quer entender melhor quais são os tipos de marca e como fazer o registro? Então, continue a leitura do post!

O que é marca?

Aqui não tem pergunta boba! Marca é o símbolo que identifica os produtos e serviços vendidos, os diferenciando da concorrência. Ao verem esse signo distintivo, os clientes associam a empresa a qualidades como confiabilidade, beleza, praticidade e originalidade.

Quer um exemplo? Representada por uma maçã mordida, a Apple se tornou sinônimo de inovação e tecnologia. Não é à toa que a empresa é uma das mais valiosas do setor da tecnologia: famosa por produtos como iPhone, iPad, Mac, o Apple Watch e AirPods, além de serviços como Apple Music, Apple TV+ e Apple Pay ela se destaca por seu design elegante e pela perfeita integração entre hardware e software, que cativa os usuários.

Quais são os tipos de marca?

São quatro os tipos de marca: nominativa, figurativa, mista e tridimensional

Marca nominativa:

Protege somente nomes e frases, sem considerar elementos visuais como imagens e símbolos. Exemplos incluem o Google, MRV, Uber, Sony e Zara.

Marca figurativa

São tipos de marca com elementos visuais como símbolos, gráficos, logotipos, imagens ou desenhos. Como exemplos podemos citar a estrela de três pontas da Mercedes-Benz, o X que representa a plataforma de mídia social e o crocodilo da Lacoste, que representa todos os produtos da empresa.

Marca mista

São tipos de marca que combinam nomes e imagens. É a opção mais buscada por aqueles que desejam lançar novos produtos no mercado.

A Nike que combina o nome com o icônico símbolo swoosh e a Starbucks cuja identidade visual apresenta uma sereia e o nome da empresa são algumas das empresas que utilizam marcas mistas na estratégia de marketing.

Marca tridimensional

Protege o design de produtos e embalagens identificáveis pelos clientes sem a necessidade de textos e outros elementos visuais. Exemplos incluem a garrafa da Coca-Cola, a embalagem do Toblerone e a do Yakult. A embalagem do McLanche Feliz

também pode ser considerada uma marca tridimensional.

Qual dos tipos de marca escolher?

A escolha do registro ideal depende da estratégia de cada negócio. Para quem utiliza o logotipo com muita frequência, a marca nominativa é uma excelente opção, pois foca no nome e evita que outras empresas obtenham o mesmo registro.

Para aquelas que possuem uma logomarca já reconhecida pelo público, a marca figurativa é a mais recomendada. Ela potencializa a estratégia de marketing, reforçando a identidade visual da empresa.

A marca mista, que combina nome e logotipo, é uma das opções mais populares para empresas que desejam fortalecer sua reputação e reconhecimento no mercado.

Por fim, a marca tridimensional é indicada para negócios que investem em designs exclusivos e inovadores. Seu objetivo principal é proteger esses projetos criativos, evitando cópias e falsificações.

Como registrar os tipos de marca?

O registro de marca é realizado no INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial e assegura o direito exclusivo de uso dos elementos registrados por um período de 10 anos, renovável sucessivamente pelo mesmo período.

E mais: a posse confere credibilidade a marca, atraindo o interesse dos investidores e dos clientes.

Mas como evitar problemas no momento do registro? O ideal é contar com uma empresa especialista no registro de marcas e patentes, como a CMarcas.

A CMarcas conta com especialistas que protegem a empresa contra imitações e fraudes, garantindo que ninguém utilize a propriedade sem autorização. Assim, todo tempo e esforço investido no desenvolvimento de novos produtos serão recompensados, alavancando as vendas da empresa.

Quer conhecer melhor os serviços da CMarcas? Então, entre em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo!