Nominativa, figurativa, mista e tridimensional. Entenda melhor quais são os tipos de marcas e como adequar a sua!

Quais tipos de marca podem ser registrados no INPI?

Feijão, arroz, smartphone, tênis e todos os produtos que compramos no nosso dia a dia têm alguns dos tipos de marcas que os diferenciam dos concorrentes. Não há como negar que esses signos impulsionam negócios, movimentando a economia de todo o planeta.

Como você sabe, as marcas conectam os consumidores à empresa, representando seus valores e objetivos. Elas também influenciam escolhas e definem a percepção do que é distinto no mercado.

Mas quais são os tipos de marcas? Como registrá-las? É o que você vai entender agora! Acompanhe!

O que é marca?

Marca é um símbolo composto por palavras, figuras e elementos que ajudam os consumidores a identificarem os produtos e serviços vendidos. Algumas marcas são tão valiosas que ao serem vendidas injetam um bom dinheiro no caixa da empresa.

Apple, Microsoft, Coca-Cola, Disney são apenas alguns exemplos de marcas mundialmente conhecidas, que valem milhões de dólares. Todas têm um aspecto importante que merece ser destacado: são marcas registradas.

Quais são os tipos de marca?

Para garantir a proteção, o registro no INPI deve ser realizado na categoria correta de acordo com a natureza da marca que será protegida. São quatro os tipos de marca:

Marca nominativa

A marca normativa apresenta palavras, letras e números ou a combinação desses elementos. O registro de marca nominativa, portanto, não protege a logomarca da empresa. No entanto, ao registrá-la, o empreendedor impede que outras empresas utilizem nomes foneticamente parecidos. Um exemplo é a “Zara”, loja de roupas e acessórios que utiliza somente o nome em sua estratégia de vendas.

Uma marca nominativa é bastante flexível, permitindo que a empresa remodele o design sempre que achar necessário.

Marca figurativa

Tipos de marca figurativa são representados por símbolos e não por nomes.

Para solicitar o registro de uma marca figurativa é necessário ter certeza que o consumidor conseguirá identificar facilmente a empresa só pelos signos.

Um bom exemplo é a maçã mordida da Apple, marca de eletrônicos conhecida por produtos como iPod, iPhone, iPad, Apple TV e o Apple Watch. Esses e outros produtos da empresa são facilmente reconhecidos, sem que seja necessário ler o nome ou buscar outras referências.

Uma desvantagem da marca figurativa é que é necessário realizar um novo registro no INPI sempre que a empresa quiser atualizar sua identidade visual.

Marca mista

Une a marca nominativa e a figurativa. Para isso, o registro do nome e da figura são realizados em conjunto, formando uma marca única.

Entre os tipos de marca mista, podemos citar como exemplo a Adidas, que combina o nome com um desenho de três linhas, o símbolo visual da empresa. Outros exemplos são o McDonald ‘s conhecido tanto pelo nome como por seus arcos dourados que podem ser vistos de longe e a Starbucks, loja cuja famosa identidade visual une o nome e a imagem de uma sereia.

O registro de marca mista é o mais indicado para empresas que querem proteger tanto o nome quanto a logomarca.

Marca tridimensional

A marca tridimensional representa graficamente um produto. Os exemplos mais conhecidos são a embalagem do Yakult, o sabonete Dove e os chocolates Toblerone e Baton, chocolate da garota com design diferenciado.

Vale destacar ainda a icônica garrafa Contour da Coca-Cola, cuja silhueta única e é instantaneamente associada à marca

O registro de tipos de marca tridimensional evita que outros fabricantes vendam produtos similares com o mesmo formato.

Qual a importância dos tipos de marca?

No Brasil, todos os tipos de marca são registrados no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). O documento garante ao proprietário proteção legal contra cópias e falsificações.

Por serem registradas, marcas como Apple e Disney não podem ser plagiadas e nem utilizadas por outras empresas. O registro garante ainda o direito exclusivo de uso da marca em todo o país, no segmento de atuação da empresa, por um período de 10 anos.

Apesar dos custos envolvidos, o registro de marca é essencial para a construção desse ativo intangível valioso que impulsiona o crescimento da empresa.

A CMarcas ajuda empreendedores de todo o país a registrar os diferentes tipos de marca e assim alavancar seus negócios e se destacar no mercado.

Quer saber mais? Então, entre em contato com um dos especialistas da CMarcas agora mesmo!