Ter uma marca registrada fortalece o posicionamento do negócio no mercado, transmitindo profissionalismo e compromisso com os clientes. O registro também garante segurança jurídica, impedindo que terceiros utilizem nomes ou símbolos semelhantes ao seu no mesmo segmento de mercado.
Em ambientes altamente competitivos, a marca registrada diferencia produtos e serviços, conferindo identidade própria e contribuindo para a valorização e expansão da empresa.
A seguir, explicaremos melhor o assunto. Acompanhe!
4 Vantagens de ter uma marca registrada
No Brasil, pessoas físicas e jurídicas podem solicitar o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Pessoas físicas, no entanto, devem comprovar o efetivo exercício da atividade relacionada à marca que desejam registrar.
Olha só: donos de pequenas empresas têm até 60% de desconto no pagamento das taxas e dos serviços relativos ao registro de marca. O processo oferece diversas vantagens para os empreendedores, entre elas vale destacar:
1. Permite licenciar o uso da marca
A marca é um ativo valioso, que permite que a empresa aumente sua receita por meio de licenciamentos e franquias.
O licenciamento pode ser entendido com o aluguel da marca. Ou seja, a empresa concede a terceiros o direito de utilizar o logotipo, os serviços e os personagens criados por ela mediante o pagamento de um determinado valor.
Um bom exemplo é a Mattel que após o lançamento do longa Barbie expandiu os negócios por meio de múltiplos acordos de licenciamento. Assim, outras empresas passaram a utilizar a imagem da famosa boneca para vender roupas, maquiagem, sapatos e, é claro, brinquedos.
Essas parcerias ajudaram a Mattel a alcançar novos públicos e a aumentar sua visibilidade no mercado, ampliando sua receita.
Outro exemplo de sucesso é a Lego que se destaca por trabalhar com franquias como Harry Potter, Princesas Disney e Star Wars. Ao criar mundos icônicos, a empresa consegue expandir o alcance da marca e conquistar clientes de diferentes idades.
Franquia
Já na franquia há a transferência do modelo de negócio, incluindo suporte, treinamento de pessoal, marketing, escolha do ponto de venda e know-how.
Como exemplos de franquias de sucesso podemos citar a Subway, conhecida por seus custos iniciais mais baixos e pelo foco em sanduíches personalizáveis e a 7-Eleven, uma rede de lojas de conveniência que se adapta rapidamente a grandes diferenças regionais.
2. Garante a exclusividade do uso
Ter uma marca registradaevita que outras empresas que atuem no mesmo segmento a utilizem sem autorização. Dessa forma, terceiros não poderão copiá-la para enganar o público, tirando proveito da boa reputação de um negócio no mercado.
Além disso, caso terceiros utilizem a marca registrada sem autorização, o proprietário poderá mover uma ação judicial solicitando o ressarcimento pelos danos sofridos. É por isso que para solicitar o registro é necessário realizar uma pesquisa prévia para saber se a marca em questão já está registrada.
3. Facilita o crescimento do negócio
Uma marca registrada pode ser vendida, gerando capital, que a empresa pode investir no desenvolvimento de novos produtos ou no aumento da sua produção.
Entre os exemplos podemos citar a compra da Just Eat e da Postmates pela Uber, negociação que permitiu que a Uber se tornasse ainda mais conhecida no mercado.
Além disso, uma marca registrada forte pode ser utilizada como garantia de empréstimos, permitindo que a empresa atravesse momentos de crise sem precisar fechar as portas.
4. Oferece diferencial competitivo
Coca-Cola, Nike, Adidas, Itambé e muitas marcas exibem um R maiúsculo dentro de círculo ®, indicando que a marca foi devidamente registrada no INPI.
Esse símbolo é sinônimo de empresas fortes e preocupadas com a qualidade dos produtos vendidos. Na prática, o símbolo contribui para o reconhecimento de marca e para a fidelização dos clientes.
A CMarcas é uma empresa de consultoria e assessoria em propriedade intelectual, especializada em registo de marcas e patentes junto ao INPI e na regularização de produtos na Anvisa.
Fundada há mais de 10 anos, a CMarcas oferece serviços como pesquisa de viabilidade de marcas, depósito de pedidos, acompanhamento de processos, elaboração de recursos e consultoria jurídica para proteger os ativos intangíveis de empresas brasileiras e estrangeiras.
Quer ter uma marca registrada e evitar problemas futuros? Então, não perca mais tempo: entre em contato com os especialistas da CMarcas agora mesmo!


