Registrar a marca antes de lançar um produto ou serviço gera lucros provenientes da exploração direta e indireta. E não é para menos já que a marca é um dos patrimônios mais importantes da empresa: ela diferencia um negócio dos demais e funciona como elo entre a empresa e os clientes. Também serve como referencial de qualidade de um produto ou serviço.
A seguir, explicaremos melhor esse assunto. Acompanhe!
Quais são as vantagens do registro da marca?
Registrar a marca antes do lançamento do produto ou serviço protege a empresa contra cópias e a concorrência desleal. Assim, terceiros não poderão enganar os consumidores, tirando proveito da reputação de outra empresa.
Além disso, se outra empresa utilizar a marca registrada sem consentimento, você poderá ingressar com uma ação judicial e requerendo danos morais e materiais.
O registro garante ao proprietário o direito de uso exclusivo no Brasil em mais de 137 países. Assim, se o produto for um sucesso, o empreendedor poderá explorá-lo comercialmente, lucrando com a invenção.
Permite licenciar o uso da marca
Outra vantagem do registro de marca antes de lançar um produto ou serviço? O procedimento permite o licenciamento autorizando outras empresas a explorá-la por um determinado período.
De um lado, o licenciado utiliza a marca para conquistar mais clientes e agregar valor ao seu comércio. Já o licenciador recebe royalties e assim consegue capital para desenvolver novos produtos e serviços.
É um diferencial competitivo no mercado
Registrar a marca antes de lançar um produto ou serviço permite utilizar o símbolo (®). Facilmente identificado pelos consumidores, o símbolo aumenta a percepção de valor oferecendo maior credibilidade aos itens vendidos.
Isso, é claro, é uma vantagem competitiva já que produtos registrados são os preferidos dos consumidores.
Possibilita franquear a marca
A franquia é outra forma da empresa lucrar ao registrar a marca antes de lançar um produto ou serviço. O sistema prevê que a franqueadora repasse informações referentes a montagem e gestão do negócio a franqueada.
No entanto, ao franquear a marca o empreendedor consegue expandir sua empresa sem realizar alto investimento próprio. Além disso, a capilaridade alcançada com a abertura de novas unidades, aumenta a sua visibilidade no mercado.
Outra vantagem é o aumento da quantidade de feedback devido à captação de mais clientes, possibilitando a melhoria constante do negócio.
Qual é a natureza da marca?
A marca pode ser classificada quanto ao domicílio do proprietário e quanto ao uso.
Natureza da marca quanto ao domicílio do proprietário
Brasileira: são as marcas depositadas no Brasil por empresas ou pessoas domiciliadas no país.
Estrangeira: aquela depositada no Brasil por pessoas ou empresas de outro país. Também trata de depósitos realizados em países que tenham acordo comercial com o Brasil sejam depositados no Brasil no prazo estipulado pelo respectivo tratado.
Natureza da marca quanto ao uso
Produtos e serviços: marca utilizada para distinguir um item dos outros semelhantes ou idênticos, independente da origem.
Certificação: atesta a conformidade de um produto ou serviço de acordo com a legislação que trata do assunto. Em geral, engloba metodologia empregada, material de fabricação, natureza e qualidade.
Apresentação da marca
Quanto a apresentação, a marca pode ser classificada da seguinte maneira:
Normativa: é composta de uma ou mais palavras compostas de letras, algarismos, neologismos e combinações de letras e algarismos.
Figurativa: constituída de figuras, imagens, desenhos ou ideogramas de línguas estrangeiras. Nesse caso, registrar a marca antes de lançar produto ou serviço protege o ideograma e não a palavra que ele representa.
Mista: É a junção de elementos nominativos e figurativos ou de letras estilizadas.
Tridimensional: é o formato tridimensional de produtos ou embalagens. Deve ter capacidade distintiva e estar dissociada de efeitos técnicos.
Como registrar a marca antes de lançar um produto ou serviço?
É necessário protocolar o pedido no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A análise segue os ditames da Lei de Propriedade Industrial e demais resoluções administrativas do órgão.
Apesar dos custos envolvidos, o registro é um investimento e não uma despesa, já que impacta positivamente no caixa da empresa. Tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas que exerçam atividades legalizadas podem solicitar o registro da marca que tem validade de 10 anos, podendo ser prorrogado.
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