É necessário ter registro de marca para vender no Mercado Livre

É necessário ter registro de marca para vender no Mercado Livre?

Sim! Para vender no Mercado Livre é necessário registrar a marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). De fato, o certificado é o único documento aceito para validar uma empresa na plataforma.

Nos últimos anos, o Mercado Livre simplificou algumas regras, desburocratizando e agilizando o processo de cadastramento. No entanto, o processo continua seguro – é o que a obrigatoriedade do registro comprova.

A seguir, explicaremos melhor os detalhes do processo. Acompanhe!

É necessário ter registro de marca para vender no Mercado Livre?

Para vender no Mercado Livre a empresa deve ter o certificado de registro emitido pelo INPI, documento que protege e afirma a propriedade de uma marca. 

Vale observar que lojas não-oficiais também conseguem anunciar seus produtos na plataforma. Porém, empresas com marca registrada ganham mais destaque e, assim, conseguem chamar a atenção dos clientes e vender mais.

O que é o Mercado Livre?

O Mercado Livre é um “shopping virtual” onde os usuários podem comprar, vender e anunciar produtos ou serviços. É o maior marketplace da América Latina com mais de 60 milhões ofertas diárias de imóveis, carros, eletrônicos e mercadorias de diversos setores. 

Os números impressionam: são realizadas mais de 6 mil buscas por segundo, muitas das quais se transformam em venda. 

Vender na plataforma, de fato, tem muitas vantagens como o grande número de usuários cadastrados e infraestrutura pronta que conta com sistema de pagamento e de envio, entre outras funcionalidades.

Outra vantagem é a rapidez para criar uma loja virtual. Com apenas alguns clique a página é ativada, sem a necessidade de saber programação ou web design. É fácil tirar as ideias do papel e vender no Mercado Livre.

Além disso, dá para personalizar a página, inserindo logo, cores e até URL. Isso é uma forma de se destacar da concorrência e assim aumentar o faturamento.

Quais são os benefícios de ter registro de marca para vender no Mercado Livre?

Empresas com registro de marca conseguem vender no Mercado Livre e administrar sua loja oficial de forma simples e rápida. O registro no INPI oferece ainda benefícios como Brand Ads, Display Ads e Melhoria do Catálogo:

Display Ads

Também conhecido como Mercado Ads, o Display Ads ajuda quem quer vender no Mercado Livre a criar anúncios que chamam a atenção dos clientes. Assim, os comerciantes conseguem otimizar os anúncios de publicidade de modo a captar mais clientes e atrair a atenção do público.

Brand Ads

O Brand Ads é um recurso de marketing que dá destaque às lojas oficiais que querem vender no Mercado Livre, colocando-as na posição zero das páginas. Ou seja, acima dos anúncios patrocinados.

Os banners do Brand Ads exibem uma chamada para ação e direcionam o consumidor para a página da marca, onde a compra é concluída.

Brand Protection

É um programa de segurança de marcas registradas, semelhante a ferramentas utilizadas por sites de e-commerce de atuação internacional.

O objetivo é centralizar denúncias e excluir anúncios que infringem as regras da plataforma. Os relatórios podem ser acessados de forma rápida e selecionados por data, vendedor ou denunciantes. 

O Brand Protection conta ainda com um programa educativo que explica aos empreendedores as diretrizes da proteção de propriedade intelectual.

Melhoria do catálogo

Quem quer vender no Mercado Livre também conta com ferramentas que ajudam a descrever melhor os produtos vendidos, apresentando características e especificações técnicas de forma detalhada.

No entanto, só empresas identificadas como fabricantes conseguem entrar no próprio catálogo e alterar a descrição.

Aumento das vendas

Todos os benefícios oferecidos para empresas que querem vender no Mercado Livre dão mais credibilidade à marca, aumentando a confiabilidade e atraindo mais clientes. Tudo isso, contribui para o aumento das vendas e, é claro, do faturamento da empresa.

Conte com a Cmarcas

Para registrar a marca e vender no Mercado Livre sem complicações, é importante contar com uma empresa especializada no assunto, como a CMarcas. Aliás, outros marketplaces como a Amazon também exigem o registro de marca.

A Cmarcas oferece aos empreendedores assessoria completa para o registro de marcas no Brasil e no exterior. Buscamos anterioridade e acompanhamento completo de marcas coletivas, nominativas, figurativas, mistas e tridimensionais

Quer vender no Mercado Livre? Precisa do registro de marca para dar mais destaque aos seus produtos e serviços? Então, não perca mais tempo: entre em contato com a CMarcas agora mesmo!